O que é MCC?
É um evento no qual os alunos do Ensino Fundamental são divididos em grupos, para pesquisar sobre problemas voltados à uma problemática proposta pela escola e apresentar novas soluções. Neste ano, o tema escolhido foi Brasília e foram abordados diversos temas que causam transtorno na capital federal. Os grupos superaram as expectativas e extrapolaram os limites da criatividade! Confira alguns dos projetos dessa mostra a seguir:

  • Por que caiu? (7º ano B)

Nesse projeto, as participantes do grupo falaram sobre as manutenções das vias no DF, tema escolhido devido à queda do eixão (no dia 6 de fevereiro deste ano). O grupo representou o desabamento por meio de uma maquete. O intuito do grupo foi conscientizar e mostrar para os moradores de Brasília o quanto é necessário reformar ou até reconstruir algumas vias.

 

  • Bicicletas como soluções? (8º ano A)

O grupo resolveu falar sobre a mobilidade urbana de Brasília. O tema foi escolhido pois a cidade foi projetada para 400 mil pessoas e hoje em dia conta com mais de 3 milhões de pessoas, fazendo com que um número muito maior de carros do que era previsto circule nas ruas e, consequente, cause grandes engarrafamentos. Uma das alterativas para evitar os congestionamentos são as bicicletas e, para isso, o GDF vem investindo em ciclofaixas para tentar desafogar o trânsito. Entretanto, as bicicletas ainda enfrentam resistência por parte da população, por diversos motivos, principalmente pela falta de segurança.

(Reportagem de Alexandre e fotografias de Marina Freitas)

Comente